O Arquivo Público do Paraná promoverá uma exposição especial de 29 de julho a 2 de agosto. A mostra “Raízes Paranaenses – Celebrando 170 anos da Polícia Militar” contará com uma variedade de peças e itens do acervo da corporação, incluindo veículos, vestuário e outros artefatos marcantes da trajetória da corporação.
Também estarão expostos registros preservados pelo próprio Arquivo Público, órgão vinculado à Secretaria da Administração e da Previdência, responsável por guardar e preservar documentos que narram a história do Paraná desde o período em que o Estado era uma província. Entre eles, registros que documentam a criação e o desenvolvimento da corporação, correspondências trocadas que ilustram a importância e a atuação da PM ao longo dos anos.
Alguns exemplos são a Lei n° 7, de agosto de 1854, que criou no Paraná a Companhia de Força Policial, que se tornaria a Polícia Militar; a Lei n°30, de março de 1857, que criou oficialmente a Banda da PM; e o Brasão de Armas do Estado do Paraná, originalmente pintado pelo artista Alfredo Andersen.
“É uma honra para o Arquivo Público do Paraná poder celebrar os 170 anos da Polícia Militar com esta exposição. Através dela, esperamos oferecer ao público uma oportunidade única de conhecer mais sobre a evolução da nossa PM, que desempenha um papel fundamental na segurança e na proteção da sociedade”, afirma a chefe do Departamento de Arquivo Público, Kassia Cavalari Basso.
Serviço
Exposição “Raízes Paranaenses – Celebrando 170 anos da Polícia Militar”
Data: de 29/07 a 02/08
Horário: de segunda a sexta-feira das 9 às 12h e das 13 às 17h
Local: Arquivo Público do Paraná – Rua dos Funcionários, 1796 – Cabral – Curitiba
Entrada gratuita