Um mutirão de limpeza no Trapiche do Rocio, em Paranaguá, recolheu 615 kg de lixo. A ação aconteceu na terça-feira (23) em comemoração ao Dia Mundial da Conservação dos Manguezais, celebrado no dia 26 de julho.
A bióloga Jaqueline Dittrich explica que os mangues são ecossistemas essenciais para o equilíbrio do estuário, que é essa região costeira onde água doce de rios e córregos se mistura com a água salgada do oceano. “Afinal, eles são os berçários de diversas espécies. No entanto, os manguezais também são muito frágeis e, por isso, é importante fazer estes mutirões de retirada de resíduos, que impactam na fauna e flora locais.”
A ação contou com a participação de alunos da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), representantes da Associação de Moradores do Rocio e do Governo do Paraná. Também participaram da ação as empresas Portos do Paraná, Pavi Serviços Ambientais e Cia Ambiental.
Do total coletado, 543 kg foram de produtos como plásticos e garrafas de bebidas alcoólicas. Também foram removidas peças de roupas e calçados. “A maioria dos materiais que a gente encontrou não foi descartada aqui. Eles vêm de diversas partes do país e acabam parando aqui”, explicou a gestora ambiental da Pavi, Raphaela Caetano.
Equipamentos de segurança e sacos de lixo foram distribuídos entre os participantes durante a ação, que é realizada semestralmente pela empresa pública e faz parte das medidas compensatórias dos portos paranaenses. “A gente está sempre junto, porque é muito importante para quem mora em uma região de risco, como é a nossa. A sujeira do mangue é muito ruim para a gente”, explicou a presidente da Associação de Moradores do Rocio, Maria Guilhermina.
Entre os voluntários da Unespar, esteve o universitário de ciências biológicas Victor Hugo Santopietro, que participou pela segunda vez do mutirão. “Desde pequeno a gente aprende a dar valor à sustentabilidade, ao que a natureza é e o papel dela em todas as formas de vida, não só as nossas. Então, estar aqui ajudando o meio ambiente é um privilégio”, comentou Santopietro.
Próximo mutirão será em Antonina
Nesta sexta-feira, 26 de julho, a Portos do Paraná realiza outro mutirão de limpeza, desta vez na Ponta da Pita, em Antonina, a partir das 13 horas.