Foi anunciada nesta quinta-feira (4) o retorno da linha de ônibus 206-Barreirinha/São José, retomando a integração direta entre a capital e o município vizinho. Os ônibus voltam a circular nesta sexta-feira (5) e vão beneficiar 21 mil pessoas por dia.
A linha Barreirinha/São José tinha sido interrompida em 2015 com a desintegração do transporte de Curitiba com a Região Metropolitana.
A linha, tipo Ligeirinho, será mista, operada em conjunto pela Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na capital, e a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), responsável pelo transporte metropolitano.
Com trajeto de 43 quilômetros, o itinerário liga, nos dois sentidos, o Terminal Barreirinha até o Terminal central de São José dos Pinhais. Com 14 ônibus, funcionará todos os dias, com frequência de oito minutos no horário de pico e 14 minutos entre picos. Serão 83 horários em cada sentido.
“Com a Barreirinha/São José, quem sai de São José poderá vir direto para o Centro e a região Norte de Curitiba e fazer integrações em vários terminais e estações-tubo da capital ao longo do itinerário, pagando apenas uma passagem”, disse o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.
As paradas serão no Terminal Barreirinha, nas estações-tubo Ahú, Centro Cívico-Palácio Iguaçu (sentido São José dos Pinhais); Centro Cívico-Assembleia (sentido Barreirinha); Comendador Fontana; Círculo Militar, Guadalupe; Paiol; Terminal Hauer; Terminal Carmo; Terminal Boqueirão e Terminal Central de São José dos Pinhais (nos dois sentidos).
Para a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, o retorno representa um avanço na ligação entre os municípios. “A população vai ter uma opção de ligação direta, facilitando o dia a dia de quem tem que se deslocar entre as cidades”, acrescentou.
Reintegração
Dos 15 milhões de passageiros por mês que utilizam o transporte da capital, 3,2 milhões são da Região Metropolitana, que entram no sistema sem ter que pagar uma nova passagem.
São 22 terminais de integração, 242 linhas urbanas, 62 linhas metropolitanas que integram com o sistema e agora quatro linhas mistas (urbanas e metropolitanas): Barreirinha/São José, Caiuá-Cachoeira, Colombo/CIC e Pinhais/Campo Comprido, criadas a partir de 2017. A frota é de 1,1 mil ônibus.