Curitiba é uma das cidades com a maior população de moradores de rua do Brasil. São cerca de 3,4 mil pessoas, segundo um levantamento do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), de setembro de 2023. A chegada do inverno representa um desafio a mais para quem vive nessa situação. Por isso, instituições unem esforços para proteger e garantir os direitos dessa população.
O Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua (INRua) e o Núcleo Periférico de Curitiba estão fazendo uma arrecadação de cobertores, visando oferecer um pouco de conforto e dignidade a essas pessoas durante o frio.
A campanha aceita doações de cobertores, meias, cachecóis e gorros. “Se você puder contribuir, sua doação será muito bem-vinda e fará a diferença no inverno de moradores em situação de vulnerabilidade social”, convida Leonildo José Monteiro Filho, presidente do INRua e Coordenador Nacional do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR) pelo Paraná.
Confira os locais e horários de arrecadação
- Cozinha Solidária:
- Endereço: Rua Engenheiro Rebouças, 933 — São Francisco.
- Horário: 08h30 às 13h30.
- Núcleo Periférico:
- Endereço: Rua Dr. Muricy, 270 — Centro.
- Horário: 9h às 19h
Além disso, é possível fazer uma doação via Pix para a conta do INRua, utilizando o CNPJ 29.931.316/0001-89.
O Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua (INRua) é uma organização da sociedade civil que atua na proteção e assessoramento da população em situação de rua. Seu objetivo é garantir os direitos fundamentais dessas pessoas, enfrentando todas as formas de violência e violação a que são cotidianamente submetidas. Para mais informações, acesse o perfil oficial do INRua no Instagram: @inruabrasil
Prefeitura também organiza uma Campanha do Agasalho
A Prefeitura de Curitiba também lançou uma própria campanha para arrecadação de agasalhos, principalmente roupas e calçados masculinos, além de cobertores e toalhas de banho que serão usados pela Fundação de Ação Social (FAS) no atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade e a pessoas em situação de rua.
A campanha reforça que as roupas doadas estejam em boas condições de uso. Em 2023, 20% das peças doadas foram descartadas por estarem danificadas.
São 99 pontos de doação que você conferir aqui.