O Zoológico de Curitiba recebeu dois novos moradores no dia 12 de junho: um leão e uma harpia. O leão Dacar e a harpia Morpheus vieram do Zoológico de São Paulo em uma permuta que envolveu a troca de ararajubas e papagaios criados no centro de espécies ameaçadas de extinção, uma área não acessível ao público.
O Zoo também inaugurou um recinto próprio para as harpias no dia 17 de junho. O macho, Kauã, chegou a Curitiba em 2014 vindo do Refúgio Biológico Bela Vista, da Itaipu Binacional, e a fêmea Kauane veio da Universidade de Mato Grosso em 2019. Agora as aves e Morpheus têm um recinto de 1.250 metros quadrados, o que representa 11 vezes mais espaço do que o previsto pela norma do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Zoo de Curitiba
O Zoo é responsável pelo cuidado de mais de 1,8 mil animais, que ficam na área de visitação. São cerca de 589 mil metros quadrados, com aproximadamente 165 recintos. Entre os animais, estão alguns de espécies nativas ameaçadas, inseridos em programas nacionais de conservação.
Mais de 70% dos animais vieram de situações de intervenção humana (apreensões, tráfico, circos, maus-tratos) que impossibilitaram sua soltura na natureza. Hoje, recebidos pelo Centro de Apoio à Fauna Silvestre (Cafs), também encontram abrigo e cuidado na unidade de conservação do Alto Boqueirão.
Serviço
Zoo de Curitiba
Endereço: Rua João Micheletto, nº 1500 – bairro Alto Boqueirão
Horários de visitação: das 10 às 16h, de terça a domingo. Segundas-feiras são para serviços internos de manutenção
Com informações da Prefeitura de Curitiba