O prefeito Helder Lazarotto (PSD) segue em vantagem na disputa pela reeleição em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). É o que aponta o levantamento do IRG, divulgado nesta terça-feira (18). Lazarotto lidera tanto no cenário espontâneo (quando não são apresentados pré-candidatos ao entrevistado) quando no estimulado (quando há a apresentação de nomes).
Na estimulada, o atual prefeito aparece com 42,5% das intenções de voto, contra 27,3% da ex-prefeita Beti Pavin (MDB). Na sequência, aparecem Sergio Pinheiro (Novo), com 8,3%, e Fernando Azevedo (PT), com 4%. Os que não sabem ou não responderam somam 9,3% e os que não votariam em nenhum/em branco ou nulo são 8,5%. Em relação à pesquisa anterior, os candidatos flutuaram apenas dentro da margem de erro – 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Na espontânea, o fato de ser o atual prefeito favorece Lazarotto. Ele lidera com 23,2% das intenções de voto. Bem atrás, a ex-prefeita Beti Pavin aparece com 8%. Também foram mencionados Sergio Pinheiro – Novo (1,5%), Fernando Azevedo – PT (0,7%) e Thiago de Jesus (0,3%).
Aprovação da gestão
Questionados sobre a avaliação da gestão do atual prefeito, os entrevistados responderam da seguinte forma:
- Bom (46,5%)
- Regular (22%)
- Ótimo (13,8%)
- Péssimo (7%)
- Ruim (6,7%)
- Não sabe/não respondeu (4%)
Também foi questionado se os eleitores aprovam ou não a administração do prefeito Helder Lazarotto. A essa pergunta, 73,5% disseram aprovar e 22,8% que não. Somente 3,7% não sabem ou não quiseram opinar.
Dados obrigatórios da pesquisa
A partir do começo de 2024, qualquer pesquisa com objetivo de medir intenções de voto tem que ser registrada na Justiça Eleitoral e publicada com os dados obrigatórios a seguir. O levantamento foi feito entre os dias 12 e 15 de junho com 600 eleitores e contratado pelo Rádio Banda B. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95% e o número de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o PR-00673/2024.