O Governo do Paraná anunciou, no dia 10 de junho, um pacote de R$ 391,4 milhões para a construção de 300 creches pelo Estado. O programa Infância Feliz elaborou uma lista de 258 municípios que poderiam aderir ao programa para receber essa verba e, destes, 100 já aderiram. O prazo para que seja feita a adesão vai até a quarta-feira (19).
Os recursos do programa são fruto de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Família e a Casa Civil, com aporte do Tesouro Estadual, do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e da Assembleia Legislativa do Paraná, por meio da devolução de recursos não utilizados do orçamento anual do Poder Legislativo. O dinheiro será depositado diretamente nos fundos municipais e as prefeituras serão responsáveis pela licitação das unidades. Cada creche deve receber cerca de R$ 1,3 milhão.
As creches deverão ser construídas em terrenos com pelo menos 1,2 mil metros quadrados, que serão escolhidos pelas prefeituras. O projeto arquitetônico será doado pelo Estado para as administrações municipais contratarem e executarem as obras.
Os espaços contarão com três salas de aula, uma brinquedoteca, dois banheiros com fraldários, quatro banheiros comuns (incluindo PCDs), um solário, um pátio coberto, um jardim sensorial, uma sala de amamentação, um lactário, um refeitório, uma cozinha industrial, dois vestiários, uma sala de diretoria, uma sala de secretaria, uma sala de professores e duas despensas. As creches terão capacidade para atender 36 crianças por período.
Além disso, as creches foram projetadas para facilitar a ampliação em caso de necessidade da prefeitura. Para isso, não será necessário derrubar paredes – a basta construir um anexo que também está dentro do projeto. Com a ampliação, a capacidade de atendimento sobe para 46 crianças por período.
Você pode ler as diretrizes para a construção das creches aqui.
Com informações da Agência Estadual de Notícias