Um novo levantamento eleitoral em Londrina, realizado pelo Paraná Pesquisas e divulgado nesta quarta-feira (12), mostra a continuidade de um cenário acirrado na disputa pela prefeitura. No cenário estimulado, quando uma relação de pré-candidatos é mostrada ao entrevistado, há um empate quíntuplo na liderança.
Numericamente, aparece à frente o deputado estadual Tiago Amaral (PSD), com 21,9% das intenções de voto. Devido à margem de erro, seguem junto com ele na liderança o ex-prefeito Barbosa Neto (PDT), com 16,8%; Professora Maria Tereza (PP), com 15%; Coronel Villa (PSDB), com 13,5%; e o deputado estadual Tercilio Turini (MDB), com 13,5%.
Completam o cenário estimulado o deputado federal Diego Garcia (Republicanos), com 3,3%, e Isabel Diniz (PT), com 1,8%. O percentual de entrevistados que disse que não sabe em quem vai votar ou não quis responder foi de 4,3%. Os que disseram que vão anular, votar em branco ou em nenhum dos pré-candidatos somaram 10,1%.
Em relação à última pesquisa, todos os líderes variaram dentro da margem de erro, com crescimento numérico mais significativo para Tiago Amaral, que passou de 18,4 para 21,9% das intenções de voto.
Espontânea mostra desconhecimento dos pré-candidatos
O levantamento espontâneo, quando não são mostrados pré-candidatos ao eleitor, ainda mostra que o eleitor londrinense não está engajado na eleição de outubro. A liderança, como é costume em perguntas desse tipo há algum tempo do voto, é do atual prefeito, Marcelo Belinati (PP). E há destaque para o percentual expressivo de entrevistados que não sabem ou não responderam em quem vão votar. Veja o levantamento completo:
- Marcelo Belinati (PP) – 4,1%
- Barbosa Neto (PDT) – 2,5%
- Professora Maria Tereza (PP) – 2,1%
- Tercilio Turini (MDB) – 2,1%
- Tiago Amaral (PSD) – 2,1%
- Coronel Villa (PSDB) – 1,9%
- Diego Garcia (Republicanos) – 0,4%
- Isabel Diniz (PT) – 0,4%
- Outros nomes citados somados – 0,9%
- Não sabe/não respondeu – 76,3%
- Ninguém/branco/nulo – 7,2%
Rejeição segue com ex-prefeito cassado na liderança
A pesquisa de rejeição, que é aquela que o eleitor é perguntando em quem não votaria “de jeito nenhum”, segue com o ex-prefeito cassado Barbosa Neto (PDT) disparado à frente. Veja os números:
- Barbosa Neto (PDT) – 49,6%
- Tiago Amaral (PSD) – 20,1%
- Professora Maria Tereza (PP) – 17,5%
- Coronel Villa (PSDB) – 17%
- Tercilio Turini (MDB) – 16,1%
- Isabel Diniz (PT) – 15%
- Diego Garcia (Republicanos) – 14%
- Poderia votar em todos – 3,5%
- Não sabe/não respondeu – 11,3%
Dados obrigatórios da pesquisa
A partir do começo de 2024, qualquer pesquisa com objetivo de medir intenções de voto tem que ser registrada na Justiça Eleitoral e publicada com os dados obrigatórios a seguir. O levantamento foi feito entre os dias 6 e 11 de junho com 800 eleitores, e foi contratada pelo Partido Liberal, com pagamento com recursos próprios da legenda. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95% e o número de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o PR-08992/2024.