A Latam Airlines anunciou nesta terça-feira (12) que vai operar três voos semanais do Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, para Lima, capital do Peru. Será a segunda rota internacional da companhia no Paraná, sendo que a primeira é da capital paranaense a Santiago, no Chile. A nova ligação começa a ser operada em 28 de outubro.
A previsão da Latam é transportar 43 mil pessoas por ano na nova operação, que terá voos às segundas, quintas e sábados. De Lima, as partidas rumo a Curitiba serão às 0h05 (hora local) e, no sentido contrário, às 7h05 (hora local). A duração estimada da viagem é de cinco horas. Os voos serão feitos em aeronaves da família Airbus A320, com capacidade para até 174 passageiros.
De acordo com a companhia, o ligação direta irá encurtar o tempo gasto pelo passageiro no deslocamento entre as duas cidades em três horas, na comparação com um voo com escala em Brasília, por exemplo.
No momento em que a reportagem foi publicada, o voo ainda não estava disponível para compra no site da Latam, então não foi possível verificar preços. Segundo a empresa, a opção deve ficar disponível para os interessados nos próximos dias.
A nova rota contará com recursos do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (Pati), do Governo Federal, que foi pensado para ampliar a conexão área brasileira. “Com esse voo, o turista peruano vai acessar, num voo direto, toda a cultura e ecoturismo que são marcantes no Paraná”, diz Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
“Estamos cada vez nos conectando com os países vizinhos, para atrair mais turistas ao nosso Estado. Essa conexão direta facilita ainda mais o acesso de turistas do Peru ao Paraná”, disse o secretário de Turismo do Paraná, Márcio Nunes.
Já o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, destaca a relevância dessa nova conexão para o desenvolvimento econômico e turístico do Estado. “O novo destino internacional é um importante passo na expansão da conectividade do Paraná”, afirmou.
Mesmo sem conexão aérea direta, o Paraná registrou a entrada de 7.967 turistas do Peru no ano de 2023, de acordo com dados da Embratur.
Mais um destino internacional no Afonso Pena
Com o novo voo, o Aeroporto Afonso Pena terá seis rotas internacionais com e sem escalas: Curitiba – Montevidéu (Uruguai), pela Azul; Curitiba- Santiago, pela Latam; Curitiba-Buenos Aires, pela Gol; Curitiba-Buenos Aires pela Aerolineas Argentinas; Curitiba-Santiago e Curitiba-Buenos Aires, ambas pela JetSmart.
Com informações da Agência Estadual de Notícias