O Museu Paranaense de Ciências Forenses (MPCF) da Polícia Científica do Paraná (PCP) conta com uma estrutura móvel para que visitantes de todo o Paraná possam conhecer o trabalho pericial, as ciências forenses e a instituição.
“Nosso objetivo sempre foi atingir o maior número de pessoas com as nossas exposições e, com a van, nós conseguimos nos encontrar com a população em outras cidades além de Curitiba”, comentou a diretora do Museu, Fabíola Machado.
A exposição móvel conta com materiais da carreira de perito, como: crânios humanos, réplicas, insetos encontrados em cadáveres, microscópio, materiais balísticos, simulação de cena de crime, portas de automóveis com disparos de arma de fogo e expositor balístico.
Dedicado à conservação da história da Polícia Científica do Paraná e à divulgação das ciências forenses, a exposição também conta com materiais históricos da profissão, como materiais para registro de retratos falados e maletas de perícia.
A exposição itinerante começou em dezembro de 2023. Desde então, cerca de 20 mil visitantes passaram pela van em 18 eventos diferentes. Em breve estará em escolas, universidades e outros espaços públicos.
Podem fazer o agendamento para receber o Museu Móvel os responsáveis por instituições de ensino da rede pública e privada e responsáveis por espaços públicos, através do e-mail museuforense@policiacientifica.pr.gov.br
Museu
Fundado em 1910 como Museu do Crime, com o intuito de armazenar objetos relacionados a delitos, ele passou a ser chamado de Museu Paranaense de Ciências Forenses em 2022. O espaço é dedicado à conservação da história da Polícia Científica do Paraná e divulgação das ciências forenses, e possui em seu acervo instrumentos e equipamentos utilizados desde o início das atividades periciais no Estado do Paraná, além de livros, documentos, arquivos fotográficos e centenas de ossos e outras peças anatômicas.
Com informações da Agência Estadual de Notícias