O primeiro biarticulado 100% elétrico da Volvo no mundo foi apresentado nesta terça-feira (28), produzido na fábrica da montadora sueca na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). O ônibus será testado em Curitiba no início do segundo semestre de 2024. O teste faz parte do projeto de descarbonização da frota de ônibus da capital e deve ser executado na linha Centenário/Campo Comprido, trajeto do futuro Ligeirão Leste/Oeste. A ideia também é avaliar o veículo na linha Ligeirão Norte Sul.
Curitiba será a primeira cidade a testar o biarticulado elétrico, seguida por Bogotá (Colômbia) e Cidade do México (México). Nesta primeira etapa, no entanto, o ônibus ainda não transportará passageiros, mas rodará com lastro (bombas de água ou sacos de areia) simulando condições de operação. O objetivo é posteriormente circular com passageiros.
O modelo, que será lançado comercialmente pela montadora em agosto, será produzido no complexo industrial da Volvo em Curitiba e poderá ser exportado para diversos países onde há cidades com BRT (sistema de faixas exclusivas para ônibus).
Metas para crescimento da frota zero emissões
A meta é que até 2030, 33% da frota de ônibus da capital seja zero emissões, percentual que deve alcançar 100% até 2050.
Até agosto entram na frota seis veículos tipo elétrico, na linha Interbairros I. Além disso, a Prefeitura de Curitiba vai comprar mais 54 veículos com recursos de R$ 380 milhões do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal.
Os 54 ônibus devem ser adquiridos ainda em 2024 para entrada em operação no transporte coletivo no próximo ano. Os veículos, articulados, devem circular nas linhas Inter 2 (piso alto) e Interbairros II (piso baixo).
Os recursos previstos no PAC vão bancar tanto a compra dos veículos como a infraestrutura de recarga dos ônibus que será necessária para o funcionamento dos veículos elétricos.
Novos testes
Até agora, já foram testados sete veículos elétricos das marcas Eletra, Volvo, Marcopolo e BYD. Até o fim do semestre, devem entrar em teste as marcas Volkswagen e Ankai e, no segundo semestre, a Mercedes Benz e a Volvo (biarticulado).
O objetivo é poder testar o maior número possível de veículos e modelos dentro do projeto de eletrificação da frota do transporte coletivo.
Foi prorrogado por dois anos o edital de chamamento para testes de ônibus elétricos no transporte coletivo da capital. O edital 001/23, cujo prazo para inscrições se encerrou em 1º de março de 2024, foi prorrogado até 1º de março de 2026, com validade para execução dos testes até 30 de novembro de 2026.
Autonomia
O biarticulado Volvo pode ser equipado com até oito baterias, o que lhe confere autonomia de até 250 quilômetros. O tempo de recarga total varia entre duas e quatro horas, dependendo do tipo e potência da estação de carregamento.
O modelo tem ar condicionado e é equipado com dois motores elétricos de 200 kW cada, totalizando 400 kW, o equivalente a 540 cv.
Possui caixa de câmbio automatizada de duas velocidades, o que promete melhor capacidade de vencer aclives, muito menos vibração dos componentes.
O motor fica na parte central, entre o primeiro e o segundo eixos. Isso assegura, segundo a Volvo, melhor distribuição de carga por eixo e viabiliza carrocerias com salão completamente livre para os passageiros, já que todos os componentes elétricos e mecânicos foram instalados abaixo do piso.
Com informações da Prefeitura Municipal de Curitiba