O Governo do Paraná enviou mais 30 caminhões-pipa e quatro caminhonetes 4×4 no início desta semana para apoiar as vítimas das enchentes no Rio Grande de Sul. O comboio conta com 45 técnicos, entre servidores do Instituto Água e Terra (IAT) e agentes das prefeituras municipais. O grupo ficará à disposição da Defesa Civil local até o próximo dia 29. No total, serão 41 veículos e 70 técnicos à disposição do Governo do Rio Grande do Sul já a partir desta semana.
Na quarta-feira (22), mais veículos das regionais de Ponta Grossa e Ivaiporã serão enviados para se juntar ao comboio. O número de veículos ainda não foi definido.
Esse é a segundo comboio de veículos, equipamentos e técnicos encaminhados pelo IAT em apoio às vítimas das enchentes no Sul do País. Vinte e dois técnicos do órgão ambiental paranaense já estão atuando desde segunda-feira (13) em municípios como Santa Cruz do Sul, Canoas, Porto Alegre, Muçum, Lajeado, Sinimbu e Rio Pardo. O primeiro comboio contou ainda com 11 caminhões-pipa, sete caminhonetes 4×4 e cinco embarcações.
Campanha “Um alimento por uma muda”
Além do apoio logístico, o IAT organizou a campanha solidária “Um alimento por uma muda”, ação que buscava angariar donativos para as vítimas das enchentes em troca de uma planta de espécies nativas do Paraná.
Em pouco mais de uma semana de mobilização foram arrecadadas sete toneladas de alimentos não perecíveis; 5,2 toneladas de ração para cães e gatos; 6,1 mil litros de água mineral; 3,5 mil produtos de higiene e limpeza; e 6,5 mil peças de vestuário e calçados; além de colchões e cobertores.
As doações foram encaminhadas para o Corpo de Bombeiros do Paraná, que se responsabilizou por enviar ao Rio Grande do Sul através da campanha SOS RS.
Com informações da Agência Estadual de Notícias