Curitiba recebe neste mês a quarta edição da Campanha Maio Furta-Cor – Saúde Mental Materna Importa, criada para conscientizar sobre a necessidade de “cuidar de quem cuida”. A intenção é ajudar a desestigmatizar o tema saúde mental na sociedade, que é algo que é ainda mais carregado de preconceitos quando se trata de mães.
O problema acaba causando um crescimento acentuado dos casos de depressão, de ansiedade e, infelizmente, de suicídio entre elas. Um estudo do Lab Think Olga, de 2023, apontou que mães representavam sete entre cada 10 casos de depressão ou ansiedade.
O peso para algumas mães na vida cotidiana é ainda maior considerando que, pelos dados obtidos no estudo do Think Olga, elas são, além de cuidadoras, provedoras de sustento familiar em 38% dos lares brasileiros.
A campanha Maio Furta-cor foi iniciada em 2020 e já alcança 17 países de América, Ásia, a África e a Europa. Somente em Curitiba, a causa já atrai 116 voluntárias, em diversas áreas de atuação.
“Precisamos nos conscientizar que todo cansaço, esgotamento, privação do sono e adoecimento não é normal. Nós visamos realmente resgatar e trazer para o centro desse debate a promoção da saúde mental das mulheres mães, mostrar que elas também estão no centro da vida e do cuidado de sua saúde, lembrando que saúde é muito mais que a prevenção de doenças”, diz Déborah Sanches, uma das coordenadoras da Campanha Maio Furta-cor, e que é psicóloga e psicanalista.
“É por isso que, neste mês de maio, nós buscamos fortalecer redes de apoio, formar comunidades, promover encontros com outras mães, além de desenvolver estratégias de cuidado, amparo e acolhimento que sirvam de alerta para que possamos proteger as famílias, as mães e a futura geração, que são as crianças”, completa.
A organização da campanha também vê as trocas de experiências em grupo como uma forma de reduzir o sentimento de solidão e culpa materna. “Apostamos muito na potência das mulheres em roda, na construção de uma identidade materna e na validação das suas vivências, por isso continuamos trabalhando na organização da campanha por desejar alcançar cada vez mais mulheres”, explica Déborah Sanches.
Programação
A Campanha Maio Furta Cor terá eventos que serão realizados em Curitiba durante o mês. Confira abaixo:
Sábado (11) – “Mãe não é tudo igual”
Horário: das 14 às 18h
Local: Ópera de Arame – Rua João Gava, 920 – Abranches
Atrações: palhaçaria com Camila Jorge; pocket show com Fafá Conta; conversa com as mães curitibanas Ines Polidoro – ABAI, Letícia Costa – Mães Pretas, Jovina Rehn Ga, Amabile Marchi – presidente da UPPA e Graciela Bolzon – vice-reitora da UFPR; apresentação musical de Janine Mathias; feira dos expositores parceiros e sorteio de brindes. Crianças a partir de três anos poderão usar o espaço de recreação Brincar e Criar, bastando fazer a inscrição aqui.
Domingo (19) – “Corre de mãe é na pista!”
Horário: 8h30
Local: Parque Barigui
Atração: um treino de corrida para lembrar que cuidar da saúde mental também passa pelo cuidado integral com a saúde.
Sábado (25) – “A Mãe tá On”
Horário: a partir das 16h
Local: Na Casa Delas – Rua Paulo Graeser Sobrinho, 332 – São Francisco
Atrações: festa de encerramento com música, petiscos e interação entre as mães.
Por que furta-cor?
A organização da campanha explica a escolha pelo “furta-cor” para batizar a ação. A “cor” foi escolhida por ser uma tonalidade que se altera de acordo com a luz que recebe, não tendo uma cor absoluta. E segundo as organizadoras, no espectro da maternidade não é diferente: nele cabem todas as cores.