Atualizada em 3 de junho de 2024
Em resposta à tragédia no Rio Grande do Sul que desabrigou milhares de pessoas, o Paraná lançou a campanha solidária SOS RS. A campanha arrecadou doações de alimentos e produtos de limpeza para atender as regiões atingidas.
As iniciativas abaixo foram organizadas por instituições governamentais. Veja aqui 27 campanhas organizadas pela sociedade civil organizada no Paraná.
Ajuda no atendimento direto aos atingidos
O Paraná enviou forças dos Bombeiros, da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Polícia Científica ao Rio Grande do Sul para auxiliar no resgate e atendimento aos atingidos pelas enchentes. Também foi despachada uma força-tarefa coordenada pelo Instituto Água e Terra (IAT) para fornecer água potável e auxiliar na logística de distribuição das doações.
De acordo com o balanço da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 475 municípios do Estado foram afetados pelas chuvas e alagamentos. 172 pessoas morreram, 806 se feriram e 42 estão desaparecidas.
Segundo o boletim mais atualizado, 37.154 pessoas estão em abrigos e 579.457 mil tiveram que deixar as suas casas. Ao todo, 82.666 pessoas e 12.543 animais foram resgatados em áreas alagadas.
Doar via correios
Toda a rede de agências de Correios do Paraná vai continuar recebendo e enviando gratuitamente doações para as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul. A partir desta quinta-feira (16), a empresa parou de receber roupas como doação e detalhou que a prioridade deve ser a itens como água potável, alimentos não perecíveis, ração para animais, material de limpeza e de higiene pessoal.
Devido ao grande volume de doações, os Correios precisam do auxílio de voluntários para organização dos materiais recebidos para posterior envio aos gaúchos. Para se tornar voluntário, a pessoa pode se inscrever por e-mail contendo nome completo e telefone de contato.
Doar em dinheiro para o governo do RS
O Governo do Rio Grande do Sul também preparou uma conta específica para receber doações em dinheiro para ajudar os atingidos pelas enchentes. Acesse o post no Instagram para doar. A chave é o CNPJ 92.958.800/0001-38. Ou, se preferir, leia o QR Code abaixo com seu celular.
Instituições que não recebem mais doações
Os quartéis do Corpo de Bombeiros receberam até o dia 22 de maio (o prazo foi estendido) donativos que foram encaminhados ao Rio Grande do Sul. As Brigadas Comunitárias também receberam doações.
Os 21 escritórios regionais do Instituto Terra e Água (IAT) no Paraná e a sede principal do órgão em Curitiba se transformaram em pontos de arrecadação de produtos de higiene e de limpeza; agasalhos e roupas íntimas; roupas de cama, colchões, travesseiros e cobertores. A iniciativa integrou a campanha SOS RS, que teve a operação vinculada à Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.
Todas as unidades da Polícia Civil também estavam recebendo donativos para ajudar os gaúchos. Os donativos encaminhados para as unidades da Polícia Civil foram recolhidos pela Divisão de Infraestrutura e encaminhadas à Defesa Civil para que fossem destinados ao Rio Grande do Sul.
A Secretaria de Cultura, Biblioteca Pública e vários museus também estavam participando da campanha SOS RS.
Com informações da Agência Estadual de Notícias