O Instituto Água e Terra (IAT) emitiu a Licença de Instalação da obra da ponte que vai ligar Guaratuba a Matinhos, no Litoral do Paraná, permitindo o início dos trabalhos da seção principal da estrutura. A partir disso, o consórcio Nova Ponte tem prazo de 24 meses para concluir a construção.
O anúncio da licença foi feito nesta terça-feira (30) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior durante visita ao canteiro de obras em Guaratuba, onde ele deu início às primeiras atividades da perfuratriz que será usada para a concretagem das estruturas que servirão de base de sustentação para a ponte.
A obra representa um investimento de R$ 386,9 milhões do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), que é vinculado à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (Seil).
Com a licença definitiva para as obras, o número de funcionários no canteiro deve aumentar de 100 para aproximadamente 600, de acordo com o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.
A ponte terá 1.244 metros de extensão, quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, calçadas com ciclovia, guarda corpo nas extremidades, barreiras rígidas em concreto e um canal de navegação de 17 metros de altura e 90 metros de largura.
A extensão total do complexo viário totalizará 1.826 metros, o que inclui 951 metros de acessos no lado de Guaratuba e 875 metros no lado no lado oposto. O complexo viário do qual a ponte faz parte também vai contar com vias locais e conexão à Estrada de Cabaraquara, em Matinhos.
Entre as condicionantes da nova licença estão a execução de todos os programas ambientais previstos, com monitoramento de fauna e flora, avaliar as condições da qualidade do ar e obrigação de gerenciamento dos resíduos gerados nas obras.
Também participaram do anúncio desta terça o secretário estadual do Planejamento, Guto Silva; os deputados estaduais Alexandre Curi e Nelson Justus; os prefeitos de Guaratuba, Roberto Justus, Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, e Paranaguá, Marcelo Roque; o diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, José Luiz Scroccaro; e representantes do consórcio.
Fauna marinha deve ser beneficiada com a ponte
A ponte deve substituir a travessia por ferry boat, que é considerada a principal fonte de ruído subaquático na baía. Estudiosos consideram esse ruído como um fator negativo que afeta o comportamento de cetáceos, como golfinhos, botos e baleias.
Durante os estudos ambientais para a construção da ponte, pesquisadores apontaram que ela deve trazer impacto positivo para a população marinha da baía.
Com informações da Agência Estadual de Notícias