Um jacaré resgatado dentro de uma piscina desativada no município de Leópolis, no Norte Pioneiro do Paraná, foi devolvido à natureza na sexta-feira (26). Após serem acionados pelo proprietário da fazenda, que fica em uma área de várzea, técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) resgataram o animal.
Após avaliação inicial que atestou as boas condições clínicas, o réptil foi solto no Rio Congonhas, retornando ao habitat natural.
Os répteis adultos têm entre dois e três metros, costumam viver nas margens de rios, brejos, mangues, riachos, lagos e lagoas e se alimentam de mamíferos, crustáceos, insetos e moluscos, entre outros.
“Por ser um predador e regulador populacional, o jacaré tem um papel muito importante na manutenção dos ecossistemas costeiros”, diz a engenheira de pesca do IAT, Evelyn Jaques de Almeida.
O que fazer
O órgão ambiental orienta o cidadão que encontrar um animal silvestre fora de seu habitat, machucado, vítima de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, a entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou da Polícia Militar do Paraná. Se preferir, pode ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de maneira objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal.
Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.
Com informações da Agência Estadual de Notícias