As secretarias da Saúde (Sesa) e da Segurança Pública (Sesp) do Paraná anunciaram em conjunto na segunda-feira (15) medidas para tentar estabilizar a ocupação de leitos hospitalares no Estado, que estão sob pressão do aumento de casos de trauma, relacionados a acidentes de trânsito.
O policiamento será reforçado em todo o Estado, com medidas repressivas e educativas, buscando frear o alto número de ocorrências que têm gerado mais internações na rede de atendimento. Já a Sesa vai adequar o fluxo nos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O Departamento de Trânsito (Detran-PR) atuará em ações com foco em motociclistas, que são mais vulneráveis em caso de acidentes.
Mais de 165 mil paranaenses foram vacinados no Dia D contra a gripe
Os secretários Hudson Leôncio Teixeira (Segurança) e Beto Preto (Saúde) também se reuniram para fazer os ajustes finais antes do lançamento da Operação Unidos pela Saúde e Paz no Trânsito, que deve contar também com representantes municipais e federais.
Durante a reunião, foram discutidas estratégias para aumentar a conscientização sobre a importância da segurança no trânsito e da prevenção de acidentes, pouco antes do Maio Amarelo, mês dedicado ao tema. Isso inclui a realização de campanhas educativas, a fiscalização mais rigorosa das leis de trânsito e o fortalecimento das medidas de segurança.
A operação também visa incentivar a adoção de comportamentos seguros no trânsito, como o respeito às normas de tráfego, o uso correto dos equipamentos de segurança e a conscientização sobre os riscos do consumo de álcool e outras substâncias antes de dirigir.
Também participaram da reunião representantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar (PM), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Secretaria Municipal de Saúde e da Guarda Municipal de Curitiba.
Com informações da Agência Estadual de Notícias