O Conjunto Marumbi é composto por 4 picos que atraem diversos tipos de aventureiros, desde escaladores profissionais e até turistas casuais de natureza. Mas é preciso lembrar que apesar da beleza natural da região alguns cuidados são necessários.
A Unidade de Conservação tem a linha férrea histórica, que liga Paranaguá a Curitiba. Proporcionando outros atrativos do parque, como o passeio pela Serra do Mar e as Estações do Marumbi e Engenheiro Lange.
Pela natureza desses lugares, é comum que alguns visitantes sintam a tentação de caminhar pelos trilhos de trem, mas o Instituto Água e Terra (IAT) alerta que fazer isso é uma infração e crime ambiental, podendo resultar em Auto de Infração Ambiental (AIA). O valor da multa varia de R$ 500 a R$ 10 mil, de acordo com o artigo 90 da Lei Federal 6.514/2008.
O chefe do Parque Estadual Pico do Marumbi, Gabriel Macedo, explica que o local é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, que tem regras para o seu uso e com o objetivo de preservar a natureza.
”É importante que os visitantes façam o cadastro e assinem, obrigatoriamente, o termo de risco nos postos de identificação. Todas essas medidas adotadas não são por acaso, são para a segurança dos visitantes, sendo imprescindível que eles busquem por informações adequadas em meios confiáveis, para que todos tenham uma experiência positiva em ambientes naturais”, diz Macedo.
Gabriel Macedo explica que o termo de risco serve como uma ferramenta de compromisso individual sobre respeitar as normas do parque. Enquanto o cadastro serve como controle de acesso dos visitantes e boletim informativo para ser usado em casos de emergência de atendimento, auxiliando a equipe do Pico do Marumbi a localizar os turistas. O parque funciona todos os dias das 8 às 17h, com portaria 24 horas.
Com informações da Agência Estadual de Notícias