O Progressistas (PP) continua reforçando seu time de pré-candidatos para as eleições de 2024. O partido assegurou a filiação da vereadora Joce Canto, ex-PSC, e a anunciou como seu nome para a disputa pela Prefeitura de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. Já a prefeita Professora Elizabeth, que perdeu a preferência interna no PSD para estar na eleição, foi para o União Brasil para se manter na disputa.
Vereadora de primeiro mandato, Joce Canto é filha do ex-prefeito Jocelito Canto e irmã da deputada estadual Mabel Canto (PSDB). O anúncio de sua filiação foi feita em conjunto com a deputada estadual Maria Victória (PP), nas redes sociais.
A definição de qual seria o candidato da família Canto, que é tradicional na política ponta-grossense, veio após Marcelo Rangel confirmar que é pré-candidato, desbancando a atual prefeita, Professora Elizabeth, dentro do PSD.
Fontes ouvidas pela reportagem também confirmam que a escolha foi influenciada pela recusa do PSDB a ceder a um pedido de desfiliação, sem perda de mandato, de Mabel Canto. Ela foi eleita pelo partido em 2022, com 70.215 votos.
Ponta Grossa é a única entre as cinco maiores cidades do Paraná a ter possibilidade de reeleição do atual prefeito, que no caso é uma prefeita, Professora Elizabeth, agora no União Brasil. Ela enfrenta uma crise de popularidade, por problemas no sistema de saúde, e patina nas pesquisas.
Outros nomes, no entanto, podem movimentar a disputa na principal cidade dos Campos Gerais. O deputado federal Aliel Machado (PSB), que apoiou Mabel em 2020, deve, agora, voltar à disputa, incentivado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) para ser o nome da frente de esquerda na eleição ponta-grossense.