O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) enviou projeto de lei à Assembleia Legislativa do Paraná propondo a ampliação do efetivo da Polícia Militar do Paraná em mais 273 policiais. O projeto, que fixa o efetivo da PM do Paraná em 23.469, é justificado pela criação do 32º Batalhão da Polícia Militar, no município de Sarandi, na Região Metropolitana de Maringá, Noroeste do Estado.
Somos O Luzeiro, o site de notícias que o Paraná merece!
“Fundamental se faz a presente demanda frente ao elevado aumento do número de habitantes nos municípios da região, levando à necessidade de adequação das estruturas da PMPR e do efetivo policial militar para a preservação da ordem pública e o desempenho da policia ostensiva, bem como à redistribuição da área que comporta o 4′ Batalhão de Policia Militar no Município de Maringá”, argumenta o governador, na justificativa do projeto.
Os novos 273 cargos na PM serão distribuídos em 18 cargos de oficiais (1 de tenente coronel, 2 de major, 6 de capitão, 3 de 1º tenente e 6 de 2º tenente) e 255 cargos de praça (4 de subtenente, 5 de 1º sargento, 10 de 2º sargento, 17 de 3º sargento e 219 de soldado ou cabo).
O impacto orçamentário previsto com o novo efetivo é de R$ 2,08 milhões por ano.