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Novas regras de publicidade médica entram em vigor; confira o que muda

Especialistas ressaltam a importância da assessoria de equipes de marketing para um serviço de acordo com as novas regras de publicidade médica

Novas regras de publicidade médica. Na imagem aparecem dois médicos dando entrevista para um podcast. Ambos estão sentados à mesa, de frente para o entrevistador. No centro, na parede, uma TV com a frase E Aí Doutor?
Novas regras de publicidade médica ampliam a possibilidade de divulgação do trabalho das especialidades. Foto: Kelly Mentges/Divulgação

As novas regras de publicidade médica definidas pela resolução nº 2.336/2023 do Conselho Federal de Medicina (CFM) entram em vigor nesta segunda-feira (11). O documento, publicado no Diário Oficial da União (DOU), no dia 12 de setembro de 2023, define o que pode ou não ser utilizado como estratégia de marketing por médicos, hospitais e demais instituições de saúde.

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Confira as novas regras de publicidade médica

É possível:

  • Divulgar imagens de antes e depois dos pacientes, desde que em caráter educativo;
  • Fazer marketing de produtos e equipamentos utilizados no local de trabalho;
  • Divulgar preços de consultas;
  • Anunciar especialidade ou pós-graduação seguindo normas pré-estabelecidas;
  • Compartilhar publicações de agradecimento feitas pelos pacientes;
  • Utilizar fotos do ambiente de trabalho com a equipe, desde que todos autorizem o uso da imagem;
  • Falar sobre emoções relacionadas ao trabalho.

É proibido:

  • Participar de propagandas ou publicidade de medicamentos, insumos médicos, equipamentos ou quaisquer outros produtos;
  • Induzir a garantia de resultados;
  • Atribuir capacidade privilegiada para aparelhos e conferir selo de qualidade a produtos;
  • Vender procedimentos de forma conjunta.


A jornalista e sócia proprietária da agência Comunicore, referência em comunicação em saúde no Brasil, Ceres Battistelli, alerta que atualmente o marketing médico é indispensável para alcançar o paciente e criar uma relação de confiança antes mesmo da primeira consulta.

Atualmente, 60% do público utiliza as redes sociais como o principal método de pesquisa online e, 54%, o Google. E, sobre as novas normas, precisamos lembrar que nem tudo que pode deve ser feito. O antes e depois, por exemplo, precisa ser avaliado de forma ética. Apesar da resolução liberar essa prática, ela pode ser barrada pelas políticas das mídias sociais, e, assim, a entrega do conteúdo ao público é muito menor”, afirma.

O cirurgião bariátrico e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Dr. Antônio Carlos Valezi, considerou a atualização positiva para os profissionais. “Mesmo o antes e depois tendo a possibilidade de gerar um grande impacto positivo na cirurgia bariátrica, é importante resguardar o paciente sempre com muita cautela e ética. A nova atualização traz a possibilidade de publicidade médica para os tempos atuais, das redes sociais. Mas, o uso deve ser feito com muita parcimônia”, ressalta.

O cirurgião e presidente da Sociedade Brasileira de Hérnia, Gustavo Soares, ressalta que o paciente deve ser sempre prioridade. “Mesmo com a necessidade do uso das mídias, é importante ter cautela com a exposição e com a forma na qual a informação será transmitida. O objetivo máximo de todos os médicos é cuidar da saúde e respeitar o sigilo do paciente”, disse.

Patrick Gil, diretor-geral do Eco Medical Center, vê com bons olhos as novas regras de publicidade médica. “Elas vêm para regularizar e normatizar a forma de comunicação dentro de pilares éticos, o que é fundamental na Medicina e, ao mesmo tempo, vão dar mais visibilidade e ampliar o acesso aos pacientes sobre consultas e procedimentos que eles tenham que se submeter”, aponta. “A iniciativa promove uma comunicação ética e responsável, que eu entendo ser vital para essa relação entre médico e paciente”, complementa.

Novas regras de publicidade médica nas redes sociais

Um ponto que merece atenção dos médicos é com os algoritmos das redes sociais, que, mesmo com a permissão do Conselho Regional, poderá banir profissionais que infringirem a política de privacidade das plataformas virtuais.O especialista em estratégias de marketing médico e Head de Operações da Comunicore, Rafael Schmitt, explica que os profissionais devem ficar atentos para evitar que sejam prejudicados pelos algoritmos das redes sociais. “Estratégia e planejamento são muito importantes, além de conhecimento profundo das novas regras. Isso porque as plataformas possuem políticas próprias que podem derrubar páginas e conteúdos”, completa.

Fotos que contém exposição de pele, por exemplo, cirurgias e sangue podem resultar no banimento da conta do profissional. As regras do próprio Conselho Federal de Medicina para essa prática prevêem a preservação da identidade do paciente, alerta de indicações, complicações e resultados satisfatórios e insatisfatórios do procedimento.

O objetivo das novas regras do CFM é bem claro: educar e informar o paciente. Com isso, os médicos que se fazem presentes nas redes sociais deverão ficar atentos na forma com que passam estas informações a fim de evitarem consequências na esfera civil e, para isso, é muito importante o suporte de uma equipe de marketing”, afirma Ceres Battistelli.

Como será a fiscalização

Um aplicativo será disponibilizado para que os próprios médicos atuem como fiscais do exercício profissional, podendo denunciar práticas ilegais. Ainda de acordo com o CFM, o processo de atualização das normas durou mais de três anos e envolveu consulta pública com mais de 2.600 sugestões, webinários e reuniões com sociedades médicas.

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