A capital do Paraná está passando por um aumento explosivo nos casos de Covid. A média diária de registros da doença, que causou a maior pandemia do século, aumentou 26 vezes em pouco mais de dois meses. Os casos ativos na cidade já passam dos 5 mil. Se ainda distante dos picos da pandemia, o número desperta preocupação e as autoridades sanitárias recomendam que os cuidados com a doença sejam redobrados e as vacinas colocadas em dia.
Dengue já chega a 319 municípios do Paraná; saiba como combater o mosquito
Pelo último boletim da Secretaria Municipal de Saúde, do período de 28 de fevereiro a 5 de março, foram registrados 5.098 casos de Covid em Curitiba e três mortes. As vítimas fatais tinham entre 50 e 88 anos, comorbidades e não estavam com a vacinação completa. Para saber se você e sua família estão com o a imunização em dia, baixe o aplicativo Saúde Já no seu celular, complete o cadastro e confira a seção Carteira de Vacinação.
Apesar do aumento, a Prefeitura de Curitiba informou que ainda não há pressão extra pela Covid no sistema de saúde do município, com apenas uma pessoa internada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dezesseis ocupando leitos de enfermaria, na situação apurada até 16h da última quarta-feira (6).
Públicos específicos terão dose de reforço anual ou semestral
É importante lembrar que a vacinação da Covid terá reforço anual ou semestral, dependendo do público-alvo. Confira abaixo quem deve efetuar o reforço na imunização.
Reforço anual
- Trabalhadores da saúde;
- Pessoas em situação de rua;
- Pessoas com comorbidades, com cinco anos ou mais;
- Pessoas com deficiência permanente, com cinco anos ou mais;
- Indígenas, ribeirinhos, quilombolas, com cinco anos ou mais;
- Moradores e funcionários de instituições de longa permanência;
- Pessoas privadas de liberdade, jovens cumprindo medida sócio-educativa e funcionários do sistema prisional.
Reforço semestral
- Pessoas com 60 anos ou mais de idade;
- Gestantes e mulheres que deram à luz há até 45 dias (puérperas);
- Imunocomprometidos, com cinco anos ou mais.
Cuidados com a Covid e orientações em caso de sintomas
O pedido das autoridades municipais de saúde é que sejam mantidos os cuidados a que todos nos acostumamos durante a pandemia. São eles:
- completar o esquema de vacinação;
- usar máscara em ambientes fechados e com muitas pessoas;
- manter ambientes ventilados e arejados;
- não tocar nariz e boca sem higienizar as mãos;
- ao tossir, usar o cotovelo para proteger nariz e boca;
- higienizar as mãos regularmente, seja com lavagem ou com o uso do álcool em gel.
A orientação em caso de suspeita de contaminação pela Covid é que a pessoa se isole imediatamente, para evitar a propagação da doença. O contato com outras pessoas deve ser feito apenas quando indispensável e com o uso de máscaras por todos. O melhor momento para fazer o teste é entre o terceiro e o quinto dia após o ínicio dos sintomas.
Tanto a Covid quanto a gripe, e outras doenças causadas por vírus respiratórios, têm sintomas bastante parecidos no geral. São eles:
- tosse;
- dor de garganta;
- febre;
- congestão nasal (sintomas respiratórios leves).
Caso os sintomas piorem, a recomendação é procurar o atendimento de saúde, seja ele público ou privado. Em Curitiba, a prefeitura disponiliza o atendimento telefônico pela Central Saúde Já – (41) 3350-9000.