A disputa pela Prefeitura de Araucária, 10ª maior cidade do Paraná, na Região Metropolitana de Curitiba, abriu-se no segundo semestre de 2023, quando o então secretário municipal de Governo Genildo Carvalho rompeu com o prefeito Hissam Hussein Dehaini (Cidadania) e deixou a administração municipal.
Como está a disputa das eleições 2024 nas dez maiores cidades do Paraná
Genildo era apontado como o sucessor natural de Hissam, que já está em segundo mandato, e não pode disputar a reeleição. Desde a saída do secretário, o prefeito vem buscando um nome para representar a continuidade de seu projeto político, enquanto Genildo tenta se viabilizar como uma “terceira via” no município, apesar de, hoje, sequer ter um partido que banque sua candidatura.
Análise: sobram peças no tabuleiro de Ratinho Jr. para as eleições no Paraná
Genildo seria a terceira via porque o pré-candidato de oposição já é bastante conhecido pelo eleitorado da cidade: o ex-prefeito Olizandro José Ferreira que, por enquanto, segue no MDB.
Somos O Luzeiro, o site de notícias que o Paraná merece!
Em fevereiro, Hissam anunciou que sua vice, Dona Hilda Seima (PSD), será a candidata de seu grupo político, tendo o vereador Ben Hur Custódio de Oliveira (Cidadania) como candidato a vice-prefeito.
Apesar de Dona Hilda estar filiada ao PSD, tanto Olizandro quanto Genildo são da base do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e têm bom trânsito no Palácio Iguaçu. Com isso, o comando estadual do PSD ainda não fechou questão sobre a candidatura da vice-prefeita e seus adversários trabalham para “tomar” a legenda na cidade.