Segundo colocado nas eleições de 2020, perdendo a disputa por menos de 3 mil votos, o médico Dr. Antenor (PT) só cresceu politicamente desde então. Elegeu-se deputado estadual, seu primeiro cargo eletivo, e desponta como um dos favoritos para a Prefeitura de Guarapuava nas eleições de 2024, ameaçando a reeleição do prefeito Celso Góes (Cidadania). Para enfrentar a ascensão do petista, três grupos políticos que costumam protagonizar as disputas eleitorais na cidade podem voltar a se unir. Só não se sabe em torno de qual candidatura.
Como está a disputa das eleições 2024 nas dez maiores cidades do Paraná
Já foi assim em 2020, quando os grupos políticos liderados pelas famílias Mattos Leão, Carli e Silvestri construíram uma inédita aliança que sustentou a candidatura de Góes, então secretário municipal da prefeitura na gestão de Cesar Silvestri Filho. Agora, no entanto, esses mesmos grupos não demonstram o mesmo entusiasmo com o pré-candidato à reeleição e tentam convencer Silvestri a ser candidato novamente.
Análise: sobram peças no tabuleiro de Ratinho Jr. para as eleições no Paraná
Depois de duas gestões bem avaliadas (entre 2013 e 2021), e de eleger seu sucessor, Cesar Silvestri Filho é visto como o nome mais viável para a eleição deste ano, mas o ex-prefeito e ex-deputado não demonstra intenção de entrar na disputa.
Somos O Luzeiro, o site de notícias que o Paraná merece!
Depois de deixar a prefeitura, em 2021, Silvestri tentou alçar voo estadual, presidiu o Podemos e colocou-se como pré-candidato ao Governo do Paraná, no projeto de sustentação da pré-candidatura do ex-juiz Sergio Moro à Presidência da República. Trocou de partido, filiando-se ao PSDB para viabilizar a candidatura ao governo. Trocou, de última hora, por pressão interna, a candidatura para uma vaga ao Senado, mas acabou de fora da eleição de 2022. Neste ano, filiou-se ao PP, mas nega que seja para disputar a prefeitura.
“Reconheço que há pressão para que eu seja candidato, mas isso não está nos meus planos”, disse Silvestri a O Luzeiro, revelando, também, que não disputaria com Goés pelo histórico de proximidade entre ambos.