O ex-deputado estadual Galo (Paulo Roberto da Costa) assinou, nesta sexta-feira (1º) sua filiação ao Partido Verde e anunciou que será candidato à Prefeitura de Paranaguá.
Somos O Luzeiro, o site de notícias que o Paraná merece!
“Meu povo de Paranaguá, um grande abraço. É um prazer enorme entrar no partido para essa luta, como pré-candidato a prefeito de Paranaguá. O Galo é verde”, declarou o apresentador de TV em vídeo divulgado nas redes sociais. “Dia feliz para o Partido Verde, fizemos a filiação do nosso Galo. O Galo, agora é verde”, comentou o presidente municipal do partido, Raphael Rolim de Moura, no mesmo vídeo.
Galo, que foi deputado estadual pelo Podemos e disputou uma cadeira de deputado federal pelo PP nas eleições de 2022, estava com ficha de filiação ao PT assinada, mas o diretório estadual do partido rejeitou o aspirante a novo integrante, pelo fato de o apresentador ter apoiado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais de 2022.
O PV, novo partido de Galo, no entanto, está federado ao PT. Assim, se confirmar a candidatura, Galo terá que ser apoiado pelo partido que o rejeitou.
Galo é o nono político a se apresentar como pré-candidato a prefeito de Paranaguá. Antes dele, Adriano Ramos (Republicanos), segundo colocado nas eleições de 2020, Carla Slongo (PDT) e Marco Sukita (PT), já tinham se colocado como candidatos de oposição, contra o nome que será indicado pelo prefeito Marcelo Roque (PSD). Como a federação PT / PV / PCdoB será mantida para as eleições municipais, um dos dois, ou Sukita ou Galo, terá que abrir mão da candidatura.
Os outros quatro pré-candidatos estão na base do prefeito Roque e, provavelmente, só um chegará às convenções partidárias, em julho, como candidato. O favorito é o diretor empresarial do Porto de Paranaguá, André Pioli. Mas Roque autorizou outros aliados a tentarem viabilizar suas candidaturas. O vice-presidente da Câmara Municipal, Nilson Diniz (União), a secretária municipal de Governo, Luciana Costa e o vereador Fábio Santos (PSDB) trabalham neste sentido.
Já a ex-deputado federal Christiane Yared (PP), que, há um ano, assumiu a Secretaria Municipal de Gabinete Institucional, nunca falou em pré-candidatura à prefeitura, mas seu nome também vem sendo avaliado pela equipe de Roque.