O Festival de Curitiba, que acontecerá em 2024 entre os dias 25 de março e 7 de abril, vai marcar sua programação com uma novidade: o evento trará pela primeira vez ao Sul do Brasil quatro espetáculos da Região Amazônica, oferecendo uma jornada que conecta a capital paranaense ao coração da maior floresta tropical do mundo.
A 32ª edição do Festival de Curitiba promete ser uma experiência que transcende as fronteiras geográficas e culturais. Sob o lema “Muito mais que um festival de artes cênicas”, o evento se promove como um catalisador de talentos, expressões culturais e artísticas, reflexões profundas, formação, entretenimento e encontros.
A programação focada na Região Amazônica começa com “Caprichoso e Garantido: O Duelo da Amazônia”, uma tradição de 110 anos. Que pela primeira vez nas ruas de Curitiba, transporta um pouco da essência cultural da Amazônia para o Sul do Brasil. Além da abertura, esse espetáculo pode ser visto nos dias 26 e 27 de Março no Teatro Positivo às 20h30.
A imersão na riqueza cultural da região continua com “Cabaré Chinelo“, um musical que narra a história de mulheres vítimas do tráfico sexual durante a belle époque do Amazonas. Esse espetáculo vai se passar nos dias 2 e 3 de abril, às 20h30 no Teatro Zé Maria.
O Corpo de Dança do Amazonas, referência em dança contemporânea no norte do país, apresentará “TA – Sobre Ser Grande“, uma peça que promete envolver o público em uma experiência única. Esse espetáculo vai acontecer no Teatro da Reitoria nos dias 30 e 31 de março, às 20h30 e 19h respectivamente.
A experiência nortista culmina com a performance-ritual “Ühpü“, que traz ao palco uma autêntica cerimônia indígena, proporcionando uma vivência única e profunda da cultura amazônica. A performance acontece no Museu Paranaense, nos dias 6 e 7 de abril, às 20h30 e 19h, respectivamente. O xamã Bu’ú Kennedy Ye’pá Mahsã promete uma liturgia de cura, alertando o público para se preparar nas 24 horas anteriores, evitando atividades sexuais, consumo de álcool, alimentos fritos ou assados, pois “esse cheiro pode atrair espíritos obsessivos”.
Outra novidade da 32ª edição é a Mostra Surda de Teatro, um conjunto de obras que celebra o protagonismo de artistas surdos, destacando e valorizando as produções teatrais da comunidade surda em todo o Brasil. Essa iniciativa inédita promete proporcionar uma perspectiva única e inclusiva à expressão artística. Acesse aqui para mais informações sobre a Mostra Surda de Teatro.
O Festival de Curitiba é um conjunto de eventos culturais de diversos nichos. São 8 eventos que buscam entreter diversos públicos, desde teatro, dança, comédia stand up, musicais e até gastronomia. Para comprar ingressos, você pode entrar no site do Festival, clicando aqui. Caso prefira fazer a compra fisicamente, a bilheteria do Park Shopping Barigui também está fazendo a venda dos ingressos.
Fringe
É um evento paralelo ao Festival de Curitiba que visa promover companhias profissionais e estudantis, mas sem a curadoria do evento principal. Desde teatro, circo, música e dança, várias companhias do Brasil inteiro se inscrevem para participar desse evento.
Na última edição, em 16 localidades, o Fringe reuniu 280 atrações e 1.800 artistas. Proporcionando arte acessível e até gratuita às pessoas que visitaram Curitiba durante o Festival de Curitiba do ano passado.
A programação do Fringe está disponível aqui.
Mostra Lúcia Camargo
Esta face do festival é conhecida pelo grande raio de gêneros teatrais e artísticos. Entre os dias 25 de março e 7 de abril, vão ser exibidos 22 espetáculos ocupando os principais teatros da cidade como o Guairão, o Guairinha e o Teatro da Reitoria.
Desde dança, teatro contemporâneo, drama, comédia e até ritual indígena, essa mostra pretende mostrar que teatro e arte são plurais. Acesse aqui para conferir todos os espetáculos da mostra.
Mostra Surda de Teatro
Com 7 espetáculos, desde drama a comédia, a Mostra Surda de Teatro visa pôr em destaque a cultura e a expressão artística em Libras. Para escolher o espetáculo que cabe melhor no seu gosto, acesse aqui.
Risorama
Esse evento segue o modelo “Grande Comedy Club”, que significa que a plateia vai poder usufruir dos serviços de um bar enquanto assiste aos shows de comédia em mesas compartilhadas.
Com a curadoria de Diogo Portugal, nomes da televisão, internet e dos palcos vem a Curitiba para combater o mau-humor.
Vão ser 6 dias de evento, entre o dia 28 de março e 2 de abril. No dia 31 de março, o evento vai começar as 19h, no restante dos dias o evento começa as 20h. Acesse aqui para mais informações.
Guritiba
O Guritiba é uma mostra voltada ao público infantojuvenil. O evento oferece uma programação variada de atrações teatrais, musicais, contação de histórias e atividades recreativas.
Com foco na formação de plateia e no lazer familiar, o projeto estende suas ações ao longo do ano, promovendo atividades sociais itinerantes e oficinas para educadores. O objetivo é desenvolver o senso crítico e abordar pilares sociais como educação, arte e apropriação de espaços culturais e sociais na cidade. Saiba mais acessando aqui.
Temporada de Grandes Musicais
Essa mostra exibe apenas espetáculos de teatro musical. Vão ser 4 atrações que vão acontecer no teatro Guaíra e teatro Positivo. Nesta edição, 3 espetáculos vão contar a história de importantes personalidades brasileiras: Carmen Miranda, Ney Matogrosso e Silvio Santos. É nessa mostra que será exibido “Caprichoso e Garantido: o Duelo da Amazônia”. Confira abaixo as datas e horários dos 4 espetáculos.
- “CAPRICHOSO E GARANTIDO: O DUELO DA AMAZÔNIA” 26 e 27 de março às 20:30 no Teatro Positivo.
- “SILVIO SANTOS VEM AÍ” 31 de março às 16:00 e 20:00 no Teatro Positivo.
- “NEY MATOGROSSO HOMEM – COM H” Dia 1 e 2 de abril no Guairão às 20:30.
- “CARMEN, A GRANDE PEQUENA NOTÁVEL” Nos dias 3 e 4 de abril no Teatro Positivo às 20:30.
Para conferir as sinopses ou comprar ingressos, acesse aqui.
Gastronomix
Esse evento musical e gastronômico vai acontecer na Universidade Positivo nos dias 6 e 7 de abril. Com chefs da gastronomia nacional, o evento também conta com músicos de samba, jazz, pop e blues. Acesse aqui para mais informações.
*Estagiário sob a supervisão de Fabiano Klostermann e Filipi Oliveira