Três bombeiros e dois cães do efetivo do Corpo de Bombeiros do Paraná embarcaram no último domingo (19) em um avião da Casa Militar para atender áreas da região serrana do Rio Grande do Sul, onde foram registrados deslizamentos de terra.
Os binômios (dupla de cão e bombeiro) vão trabalhar na busca por pessoas desaparecidas em algumas das áreas mais afetadas pelas chuvas.
“São áreas onde a água já baixou, mas há muita lama, terra e escombros. Os animais têm a mobilidade necessária de se deslocar com mais facilidade por este terreno e de identificar, pelo odor, onde há vítimas”, afirmou o comandante do Canil Central do Corpo de Bombeiros, tenente Daniel Kaneko Leal.
Os cães
Os dois cães enviados são chamados Eva e Skull. Eles foram treinados desde filhotes para fazer este tipo de busca. Os dois também contam com treinamento específico para desastres com deslizamento de terra. No total, o Corpo de Bombeiros do Paraná tem seis animais treinados e certificados para este tipo de ocorrência.
Assim como os socorristas tradicionais, os binômios precisam descansar entre longos períodos de missão. Por isso, a previsão é de que a equipe permaneça no Rio Grande do Sul por cerca de uma semana e caso seja necessário, outra equipe faria o revezamento.
Internados
O mesmo avião da Casa Militar que levou os bombeiros também estava carregado com três kits de nutrição parenteral (NPT), uma espécie de alimentação em soro para pessoas internadas. Dois dos kits com bolsas de soro têm como destino pacientes que estão na Santa Casa de Alegrete e outra caixa de suplemento será enviada até a cidade de Santiago.
Balanço
De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul: 467 municípios afetados; 161 óbitos; 806 pessoas feridas; 82 desaparecidos; 68.345 pessoas em abrigos; 581.633 pessoas desalojadas; 82.666 pessoas resgatadas; 12.358 animais resgatados.
Com informações da Agência Estadual de Notícias.