O número de vítimas fatais devido a acidentes nas rodovias federais do Paraná teve um aumento de 7% nos quatro primeiros meses desse ano, indo a um total de 182 mortes. A quantidade de acidentes e de feridos também aumentou em comparação com o período de janeiro a abril de 2023.
A natureza desses acidentes também é registrada pela PRF, que indicou um aumento de acidentes do tipo “Colisão frontal”. Apesar de não ser tão comum, esse tipo de acidente causa muito dano aos veículos e ocupantes, ocasionando mais mortes. De acordo com a PRF, esse tipo de acidente acontece em função de ultrapassagens indevidas e motoristas dirigindo em altas velocidades. Foram 56 mortes por colisão frontal em nos quatro primeiros meses 2024, contra as 50 registradas em 2023.
Outro tipo de acidente que causou muitas mortes é a “Saída de pista”, que normalmente está associada com altas velocidades e perda de controle do veículo. Para inibir essa modalidade de acidente, a PRF flagrou 56.211 condutores circulando acima da velocidade permitida e outros 6.808 realizando ultrapassagens proibidas. Nos quatro primeiros meses de 2024, a “Saída de pista” causou 34 mortes.
Atropelamento de pedestres causou 28 mortes no período, contra 21 no ano pasado.
Acidentes de trânsito além de causarem mortes diretas, também colocam pressão sobre o sistema de saúde pública. Dados da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, apontaram que as internações decorrentes de acidentes de trânsito custaram ao Paraná, em 2022 e 2023, R$ 36 milhões.